Curso livre
Como sabemos musica e arte de combinar os sons.
Todo musico iniciante tem logo de cara uma vontade de tirar os tons da musica.
Sabemos que não e uma tarefa fácil.. Mais e preciso muito treino e percpção auditiva para isso acontecer.. então vamos a alguns passos que vão lhe ajudar a doutrinar assim podemos dizer essa técnica..
· Primeiro.vamos solfejar diversas vezes os acordes em tons maiores de forma a ascedente ,bem leve e falar em tom levemente os acordes
/C/D/E/F/G/A/B/C
AGORA VAMOS FAZER DE FORMA DESCEDENTE OS ACORDES MENORES SEMPRE FALANDO DE FORMA LEVEMENTE OS ACORDES.
Cm/Dm/Em/Fm/Gm/Am/Bm/Cm/.
FEITO ISSO VAMOS TREINAR EM escala ascedente e descedente os acordes maiores e menores
/C/D/E/F/G/A/B/C/Cm/Bm/Am/Gm/Fm/Em/Dm/Cm/ .
Temos que saber diferenciar os acordes maiores dos acordes menores, isso e muito importante ,não podemos ter duvidas
quanto a uma tonalidade.
Muitos musico quando houve uma musica já se preocupam em saber o andamento em primeiro lugar, eu particulamente considero isso errado pois de que adianta.você saber a tonalidade se não sabe o tom da musica..vai tocar o que...
Agora coloque um cd de sua preferência em seu aparelho
escolha uma musica e faça da forma a seguir.
· Fere-se os acordes maiores da seguinte forma .sempre contando cinco s tons acima,
acorde de do maior ( C ) segue sol maior (G ) segue re maior ( D ) segue la maior (A )segue mi maior ( E ) segue si maior ( B )
acorde de do maior ( C ) segue sol maior (G ) segue re maior ( D ) segue la maior (A )segue mi maior ( E ) segue si maior ( B )
Percebemos que faltou o tom de Fa maior ( F ) se nenhum dos acordes acima deu tonalidade com certeza seu tom será Fa maior ( F ) isso no caso da musica estar na tonalidade maior..
· OBS. Temos que conhecer bem os acordes maiores e seus
relativos para não confundir tom maior de tom menor . agora sim o andamento lhe Dara o caminho correto.. a seguir.
Quadro dos acordes maiores e seus relativos
do | Em | Am | |
Re | F#m | Bm | |
Mi | G#m | C#m | |
Fa | Am | Dm | |
Sol | Bm | Em | |
La | C#m | F#m | |
Si | D#m | G#m |
Para se identificar um acorde relativo e simples basta contar as seis primeira nota da escala a sexta forma o acorde relativo exemplo.
DO-RE-MI-FA-SOL-LA
DO-RE-MI-FA-SOL-LA
1- 2 3 4 5 6
Todo acorde maior tem seu relativo menor e vice versa.
Importante lembrar. Harmonia melodia e ritmo andam lado a lado, pense nisso.
Sabemos que uma escala e composta de cinco tons e dois semitons,
E que cada nota da escala e responsável pela formação de um acorde podendo ser maior ou menor de acordo com seu intervalo.
Exemplo. DO / RE / MI / FA / SOL / LA / SI / DO
C / Dm / Em/ F / G/ Am/ Bo / C
Abraço estilojoseluiz