Estudo dos ritmos e som
· Musica e arte de combinar os sons.
· São três os elementos, harmonia, melodia, ritmo.
Música é composta por:
Melodia: sons sucessivos, as melodias. Harmonia: sons simultâneos, os acordes.
Melodia: sons sucessivos, as melodias. Harmonia: sons simultâneos, os acordes.
contraponto: concepção tanto da melodia quanto harmonia, é a análise
simultânea da linha melodia e do acorde.
Ritmo ou pulsação:) ordem e proporção como os sons estão dentro da música em relação aos seus valores e figuras rítmicas. Podendo ser independente, ou seja, não precisa nem da harmonia ou melodia, exemplo é a execução do ditado rítmico e a percussão.
compasso .sao binário, ternário e quartenario
Acordes dissonantes:
· Existem milhares de acordes dissonantes e se formos contar todas as inversões ainda mais.
Podemos também adicionar mais de um nota dissonante em um acorde, nesse caso separamos os números por uma barra: Am com G e B à Am7/9. Gm/7/9 Cm/G
Quando queremos usar notas acidentadas fora da escala diatônica do acorde usamos na cifra os sinais de + e - para indicar que devemos aumentar ( + ) ou abaixar ( - ) meio tom na nota dissonante. Podemos colocar os sinais à frente ou atrás do número.
· Atenção para um detalhe importante. Não existem os acordes dissonantes com 1a 3a e 5a já que eles formam o acorde normal.
· OBS. Como a barra ( / ) é usado tanto no arranjo no baixo como em dissonantes o que diferencia o acorde e uso de número ou letra após a barra.
COMO USAR OS ACORDES DISSONANTES.- Ex1.: C C7 F G
Ex2.: C Gm7 C7/9 F G - Podemos colocar a 7 na 4a do tom para soar diferente.
Ex.: E C#m F#m B7 E
Ao contrário do maior com 7a o acorde menor realmente fascina embeleza ..assumem papel especial para os acordes de Bm, Dm, C#m
interessante é que podemos usar os acordes menores e os menores com 7a indistintamente. Se em um lugar você ver Dm, você pode substituir por Dm7
Ex. Dm7 Gm7 A Am7 Gm7
- Outra e que um acorde menor com 7 tem seu equivalente na notação com arranjo no baixo.(lembra quando dissemos que os acordes de arranjo no baixo são na verdade dissonantes? )
Bm7 = D/B Am7 = C/A F#m7 = A/F#
Este é sem dúvida o acorde dissonante mais bonito e mais útil. É capaz de "consertar" a mais baranga das melodias.
- Pode ser utilizado no lugar de qualquer nota maior. Um detalhe porém, não use demais para não ficar se tornar curriqueira ou melhor dizendo feio....
. A9 F#m7 Bm7 E4 E - Use a nona quando for construir acorde menores com sétima para ficar bem na melodia.
: F#m7 = A/F# ficará mais bonito se você fizer A9/F# - Acorde com 4
- Este é o acorde " das dissonantes, mas se bem usado pode servir para completar um encadeamento ou fazer uma preparação.
. Como "ataque" à E4 E D4 D
. Como complementoà A9 F#m7 Bm7 E4 E
. Como preparação à A A4 D E ou ainda G Em A7/4 A7 D
Podemos perceber que os acordes dissonantes são usado de acordo com a necessidade do musico na hora de executar uma melodia.
E importante frisar o seguinte muitos músicos principalmente os iniciantes da musica usam aleatoriamente os acordes dissonantes, transformando às vezes uma simples linha melódica em um desajeitado monte de acordes sem entendimentos melódicos e harmônicos...
Atenção pratique bem. Conheça as formações dos acordes,,pratique bastante as escalas maiores e menores para melhor entendimento na hora de formar um acordes dissonantes
Estamos Aqui para ensinar e não complicar. esse e nosso lema..
veja tambem
CURSOS ONLINE
academia moderna do cavaquinho
ABRACO ESTILO JOSE LUIZ