Harmonia e improvisos nas Escala Maiores
grande parte da harmonia é baseada na escala maior. Como dissemos antes, cada escala maior tem uma relativa menor que é formada quando se toca a mesma sequência de notas, mas a partir do sexto grau da escala maior. . Essas escalas são chamados modos da escala. A escala maior natural é chamada de modo jônio (ou jônico ou iônico). A escala formada a partir da sexta nota sexto grau da escala maior , e uma relativa menor, é chamada de modo eólio. Os nomes desses modos, bem como outros , vêm da Grécia Antiga, embora se diga que esses nomes foram misturados em traduções a muito tempos ,(ver historia da musica)
Escala Maior ou Modo Jônio
A escala maior, ou modo jônio, . é associada com acordes de sétima maior. No tom de Dó, por exemplo, o acorde Dó com Sétima Maior, notado Cmaj7 (ou C7+ próximo a ele, ou às vezes CM7), tem as notas "Dó, Mi, Sol, Si", e essas notas delineiam a escala Dó Maior. Se um compasso numa peça de música é harmonizado com um acorde C7+, a escala Dó Maior é então uma escala adequada para se usar nas improvisação. A única nota dessa escala que fica ruim quando tocada contra um acorde C7+ é a quarta nota, o Fá. Você pode convencer a si mesmo disso indo A QUALQUER INSTRUMENTO e tocando o acorde C7+ enquanto toca várias notas da escala Dó Maior . A quarta de uma escala maior é geralmente chamada de nota evitada sobre um acorde de sétima maior. Isso não significa que você não possa nunca tocar um Fá sobre um Cmaj7 OU C7+, é claro, mas deve estar ciente do efeito dissonante que isso produz.
O acorde obtido acrescentando-se uma terça no topo do acorde ("Dó, Mi, Sol, Si, Ré") seria chamada de Cmaj9, C7/9 e ele implica a mesma escala. Adicionar uma outra terça resultaria em "Dó, Mi, Sol, Si, Ré, Fá", e esse acorde seria chamado um Cmaj11.C7+/9/11 Por causa da natureza dissonante do Fá nesse contexto, entretanto, nem esse acorde, nem o acorde Cmaj13, obtido pelo acréscimo de uma terça adicional (Lá), são muito usados.
PROXIMA AULA
MODO DORICO