fale conosco

aulas teoria como tudo começou


música do Brasil formou-se, principalmente, a partir da fusão de elementoseuropeus e africanos, trazidos respectivamente por colonizadores portugueses e pelos escravos.
Até o século XIX Portugal foi a porta de entrada para a maior parte das influências que construíram a música brasileira, erudita e popular, introduzindo a maioria do instrumental, o sistema harmônico, a literatura musical e boa parcela das formas musicais cultivadas no país ao longo dos séculos, ainda que diversos destes elementos não fosse de origem portuguesa, mas genericamente europeia. A maior contribuição do elemento africano foi a diversidade rítmica e algumas danças e instrumentos, que tiveram um papel maior no desenvolvimento da música popular e folclórica, florescendo especialmente a partir do século XX. O indígena praticamente não deixou traços seus na corrente principal, salvo em alguns gêneros do folclore, sendo em sua maioria um participante passivo nas imposições da cultura colonizadora.
Ao longo do tempo e com o crescente intercâmbio cultural com outros países além da metrópole portuguesa, elementos musicais típicos de outros países se tornariam importantes, como foi o caso da voga operística italiana e francesa e das danças como a zarzuela, o bolero e habanera de origem espanhola, e as valsas e polcas germânicas, muito populares entre os séculos XVIII e XIX, e o jazz norte-americano no século XX, que encontraram todos um fértil terreno no Brasil para enraizamento e transformação.
Com o importante influxo de elementos melódicos e rítmicos africanos, a partir de fins do século XVIII, a música popular começa a adquirir uma sonoridade caracteristicamente brasileira. Na música erudita, contudo, aquela diversidade de elementos só apareceria bem mais tarde. Assim, naquele momento, tratava-se de seguir - dentro das possibilidades técnicas locais, bastante modestas em relação aos grandes centros europeus ou mesmo em comparação com o México e o Peru - o que acontecia na Europa e, em grau menor, na América espanhola. Uma produção de caráter especificamente brasileiro na música erudita só aconteceria após a grande síntese realizada por Villa Lobos, já em meados do século XX.

Related Posts:

  • escalas naturais maior e menor ,melódica,harmonica ESCALA MAIOR Sabemos que a escala maior no tom de dó , é executada e não possui nenhum acidente(sustenido e bemol), as notas são: DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ, SI  a última é dobramento da tônica, sua formação é: TOM, TOM… Read More
  • como e a musica(aula administrada na academia moderna do cavaquinho) A música (do gregoa arte das musas)1 é uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e silêncio seguindo uma pré-organização ao longo do tempo. É considerada p… Read More
  • matriculas abertas, inicio imediato cada vez melhor mais conforto, mais dedicação, no coração de são João de Meriti. ACADEMIA MODERNA DO CAVAQUINHO ENSINANDO HOJE O MUSICO DE AMANHA Aulas CAVACO, BANJO, VIOLAO, TECLADO, CONTRA BAIXO. ·   … Read More
  • quadro de formação dos acordes quadro de formação dos acordes baseado no quadro de formação dos acordes, basta -se usar. os seguintes dados formando um acorde de Do maior pegando-se as notas das escalas da coluna 1° teríamos as  notas 1°Do 3°+ m… Read More
  • aulas teoria como tudo começou A música do Brasil formou-se, principalmente, a partir da fusão de elementoseuropeus e africanos, trazidos respectivamente por colonizadores portugueses e pelos escravos. Até o … Read More