Acordes relativo:
Todo acordes maiores tem seu relativo
menor.e vice versa Podemos identificar um acordes através da notas da escala.
1º- 2º-
3º- 4º- 5º- 6º - 7º- 8º-
DO RE MI FA SOL LA SI
DO
ANTI RELATIVOtodo
acorde de terceira formado com a nota da escala forma um antirelativo
DO-RE-MI Em-MI MENOR ANTI RELATIVO DE DO MAIOR FORMAMOS
ASSIM C/ Em /Am ACORDES RELATIVO DE DO MAIOR OS ACORDES MENORES:
São formados com a 1º-3º-menore 5º- justa da escala
LA SI DO RE MI FA SOL
LA
DO RE MI FA SOL la Si Do MI FA SOL LA SI DO RE MI
Am Bo C Dm Em F G Am
PODEMOS OBSERVAR A SEMELHANÇA DA ESCALA MENOR COM A ESCALA
MAIOR. MAIS DIFERENTE QUANDO PASSA A SER MELODICA ESCALA MENOR:
melódica os semitons
se encontra do
2º*grau para o 3º grau e do 5º- para 6º- grau Seqüência e escala
de la menor
1º- 2º- 3º- 4º - 5º- 6º-
7º- 8º-
PODEMOS PERCEBER QUE OS SEMITONS SE ENCONTRA DO 2º- GRAU
PARA 3º- GRAU E DO 5º-GRAU PARA 6º-GRAU FORMANDO ASSIM UMA LINHA MELÓDICA DE LA
MENOR
TEMOS TAMBÉM DENTRO
DA ESCALA MENOR TRÊS ACORDES MENORES E TRÊS ACORDES MAIOR
Am/Dm/Em/C/F/G
Sequencia melódica de
La menor
Am/ E7/ Am / A7 / Dm
/G7 / C / F / Bm / B7/5-/ E7 / Am
ESCALA Menor: semitom
se encontra do 2º- grau para 3º-grau e do 5º- para o 6º- grau